Relações com Investidores
Institucional Imprensa Acessibilidade Contraste
A+ A-
PT EN

Diretoria, Conselho e Comitês

Governança Corporativa

A Zilor tem a governança corporativa como um dos pilares de atuação. A Companhia trabalha para que a cultura ESG seja fomentada internamente e na relação com seus stakeholders. A liderança e os demais níveis hierárquicos seguem normas e códigos objetivos que possibilitam administrar recursos de forma sólida e íntegra.

A estrutura de governança corporativa é composta por:

  • Diretoria Executiva
  • Comitês de Assessoramento
  • Conselho de Administração

Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva da Zilor é formada por 6 membros, com grande experiencia nos setores agroindustriais e de biotecnologia. Os Diretores são eleitos pelo Conselho de Administração, com mandato de 2 anos, passível de reeleição. O órgão se reúne semanalmente e tem como responsabilidade, além da definição junto com o Conselho de Administração, a execução do plano estratégico da Companhia, observando as políticas e normas internas e as alçadas estabelecidas no Estatuto Social.

Nome Cargo
Andre Abboud Inserra Presidente (CEO)

Graduado em Engenharia Mecânica pela (Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)), com Mestrado em Gestão Industrial pela Universidade de Tecnologia Chalmers, na Suécia, além de uma formação em liderança executiva pelo Instituto Internacional em Desenvolvimento Gerencial (-IMD) na Suíça.

Com uma carreira sólida e mais de 30 anos de experiência, atuou em diversos segmentos industriais, incluindo fornecimento de elevadores para a construção civil e soluções de energia e automação para indústrias de processo, como mineração, cimento, petróleo, papel e celulose, entre outras.

Desempenhou funções de liderança no Brasil e no exterior, com passagens marcantes pelos grupos ABB e Schindler Elevadores. E integrou também o Comitê Executivo Global da companhia e Conselho de Administração de empresas como Athié Wohnrath e Bueno Netto Engenharia.

Artur de Abreu e Lima Melo Diretor de Operações Agroindustriais (COO)

Graduado em Químico Industrial pela Universidade Católica de Pernambuco e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Com 24 anos de experiência na área operações industriais, construiu uma carreira sólida no setor sucroenergético, com foco na produção de açúcar e etanol a partir de cana-de-açúcar. Atuou como Diretor em empresas como ETH e COFCO Internacional.

Carlos Roberto Lienstadt Diretor de Pessoas & Organização (CHRO)

Graduado em Economia pela Univille – Universidade da Região de Joinville e em Ciências da Computação pela UTESC. Possui pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos pela Instituto Superior Politécnico de Gaza (ISPG) e Comportamento Organizacional pela Universidade Positivo, além de MBA em Administração e Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com mais de 30 anos de experiência nas áreas de RH e Comunicação construiu uma carreira com atuação nacional e internacional, passando por empresas como Embraco e Yara Fertilizantes.

Denise Araújo Francisco Diretora Financeira (CFO)

Graduada em Engenharia Química e Mestrado em Engenharia de Produção pela UFRJ. MBA em Finanças pelo IBMEC. Complementou sua formação com programas executivos em instituições de prestígio internacional, como a Tel Aviv University, Columbia e Harvard Business School, entre outras. Conselheira de Administração certificada pelo IBGC e pela ABPW/Saint Paul, e no curso de CEO pela FGV.

Com mais de 30 anos de experiência, é especialista em finanças e gestão estratégica, ocupando posição C-Level desde 2006. Desde 2017, atua também como Conselheira de Administração. Membro da Diretoria Vogal do IBEF-SP e professora convidada em cursos de MBA, contribuindo com sua expertise na formação de novos líderes.

Ao longo de sua carreira, atuou em bancos comerciais e de investimentos e exerceu cargos executivos em importantes empresas do setor sucroenergético, como São Martinho, Grupo Cerradinho e Clealco, e de energia e infraestrutura. Também atuou como CFO e DRI no CTC – Centro de Tecnologia Canavieira.

Luís Fernando Radulov Queiroz Diretor Jurídico & Compliance (CLO)

Graduado em Direito e especialista em e especializado em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com mestrado em Direito pela Universidade de Chicago. Ao longo de sua trajetória, também participou de programas de desenvolvimento de liderança na Universidade de Virgínia e no IMD Business School, na Suíça.

Com ampla experiência em Direito Corporativo, atuou como sócio em escritório de advocacia e acumulou mais de 17 anos em posições de liderança jurídica em grandes empresas multinacionais, como GE Capital, AES Brasil, ABB e Hitachi Energy, contribuindo para a governança, conformidade e gestão de riscos em operações de alta relevância.

Mauricio Rosário da Barrosa Diretor de Negócios (CBO)

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade de Illinois, também possui MBA pela Universidade de Cornell.

Na Zilor, atuou por mais de 13 anos em diversas funções estratégicas, incluindo membro do Comitê de Estratégia e Inovação e membro do Conselho de Administração. Antes disso, atuou como consultor sênior na Falconi Consultores de Resultado, contribuindo para projetos de melhoria de desempenho em grandes organizações.

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é o órgão colegiado responsável pelo processo de decisão referente ao direcionamento estratégico da Zilor. Ele é formado por 10 membros, sendo acionistas que já tiveram grandes contribuições na esfera executiva da Zilor, e por conselheiros externos, com grande conhecimento adquirido na gestão ou administração de grandes empresas do mercado. O presidente do Conselho é externo e não ocupa cargo executivo na Zilor.

O Conselho de Administração tem mandato de 2 anos e possibilidade de reeleição e se reúne mensalmente com objetivo não só discutir e aprovar os planos estratégicos, como também acompanhar os seus cumprimentos, promover o crescimento sustentável, proteger e maximizar o retorno dos investimentos, e aprovar políticas de gestão e diretrizes, avaliar implementação de políticas e processos de gestão, riscos e oportunidades para a Companhia e suas divisões de negócios, exercendo o papel de guardião dos princípios e valores da Zilor.

Nome Cargo
Francisco Amaury Olsen Presidente

Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Joinville, com curso de extensão em Administração de Empresas pela Advanced Management na University of Southern Califórnia USC.

Presidente do Conselho de Administração da Zilor e da Companhia Léo Madeiras, além de ser membro na DPSP, Rotoplas México e Klabin. Preside ou integra inúmeros Comitês de apoio a Conselho, especialmente os de Finanças, Auditoria, Riscos e Compliance, Sustentabilidade, Partes Relacionadas, Pessoas e Governança.

Sócio Proprietário da Olsen Consultoria, prestando serviços para empresas dos mais diversos setores e fundador da ABRAMAT e Instituto Trata Brasil.

Com uma carreira sólida e mais de 40 anos de experiência, atuou em cargos de alta liderança como CEO, CFO e membro de Conselho em diversas empresas de diferentes setores como Tubos e Conexões Tigre, Portobello, Papaiz, Marisol, Unipar, Duratex, Estácio, S&B, Tenda Atacado, Copersucar, entre outras.

Carmen Tonanni Vice-Presidente

Formada em Direito, a Vice-presidente do Conselho de Administração possui vasta experiencia no setor sucroenergético e com sua visão estratégica foi uma das responsáveis pela implementação da estrutura de governança corporativa da Zilor.

Luiz Zillo Neto Conselheiro

Graduado em Administração de Empresas pela Trevisan Escola de Negócios e MBA na Universidade na Carolina do Norte.

Além de Conselheiro da Companhia, ocupa cargo no Conselho da Copersucar S.A.

Miguel Zillo Conselheiro

Formado em Contabilidade e técnico na mesma área, possui vasto conhecimento no setor sucroenergético. Além de Conselheiro da Zilor, atuou como Diretor da Companhia.

Antonio José Zillo Conselheiro

Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, já atuou em diversas posições estratégicas na Zilor, incluindo as funções de CEO e COO.

Também atuou como Conselheiro da Copersucar S.A. e da Alvean, além de ter integrado o Conselho Deliberativo da União da Indústria de Cana de Açúcar (UNICA).

José Marcos Lorenzetti Conselheiro

Graduado em Engenharia Agrônoma pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo, possui sua vasta experiência no setor agrícola e ampla visão estratégica para o desenvolvimento sustentável da Companhia.

Raphael Lorenzetti Losasso Conselheiro

Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e com especialização em Finanças pelo Insper.

Desenvolveu uma carreira sólida de 18 anos na área financeira na Zilor, tendo exercido o cargo de Diretor Financeiro por 8 anos.

Atuou também em renomadas consultorias como Pricewaterhouse, Coopers & Lybrand e Arthur Andersen, acumulando experiência em finanças corporativas e projetos estratégicos.

José Aurélio Drummond Junior Conselheiro

Graduado em Engenharia de Produção e Metalurgia pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI).

Possui uma carreira executiva sólida, tendo atuado como CEO Regional, Vice-Presidente Executivo e membro do comitê executivo global de grandes corporações multinacionais. Entre suas principais experiências estão a Whirlpool Corporation, nos setores de eletrodomésticos para América Latina e Europa; a Alcoa, no setor de metais e mineração, onde liderou operações na América Latina e na divisão global de Transportes e Construção; além de ter sido CEO da ENEVA S.A., no setor de energia, e da BRF S.A., no setor de alimentos.

Atuou como consultor de empresas pela Andersen Consulting, atual Accenture, nos primeiros anos de sua carreira.

Atualmente também é Conselheiro do Grupo DPSP.

Fabiano José Zillo Conselheiro Consultivo

Graduado em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), MS em Solos e Nutrição de plantas (ESALQ) com MBA em business management pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Complementou sua formação com um curso de extensão em estratégia e inovação pela Wharton Business School, nos Estados Unidos.

Atuou no setor Sucroenergético por mais de 30 anos, sendo 10 anos como Liderança de Negócios na ETH, Odebrecht Agroindustrial, Atvos e como CEO da Zilor pelo período de 2018 a 2024, contribuindo significativamente para o crescimento e a consolidação da empresa no setor.

Britaldo Soares Conselheiro Consultivo Independente

Formado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais, com pós-graduação pela Fundação Dom Cabral em Engenharia Econômica e extensão em Gestão e Liderança Executiva na Darden School of Business – University of Virginia.

Britaldo Soares é membro dos Conselhos de Administração e/ou Consultivos da Enel Américas (Santiago, Chile), Atiaia Renováveis (Grupo Cornélio Brennand), GEQ – Grupo Edson Queiroz, Grupo Zilor, Frigol S/A, Copersucar, Órigo Energia e RZK Agro (Grupo Rezek), coordenando ou integrando os Comitês Financeiro, Auditoria e Riscos, Integridade, de Pessoas e Sustentabilidade de algumas destas empresas e Sênior Advisor da Galápagos Cypress.

Com uma carreira sólida e mais de 40 anos de experiência, atuou em cargos de alta liderança como CEO, CFO e membro de Conselho em diversas empresas de diferentes setores como ABRADEE, Enel, Mover, Grupo AES, RZK Energia, OEC, Enron COrp. Brasil, Jari Celulose, CEMIG, Citigroup, entre outras.

Comitês de Assessoramento

A Zilor possui 3 comitês que tem o papel de assessorar o Conselho de Administração nas discussões e no processo decisório da Companhia. Todos os Comitês são coordenados por Conselheiros externos.

  • Comitê de Finanças, Auditoria e Risco
  • Comitê de Estratégia e Inovação
  • Comitê Gestão de Pessoas e Sustentabilidade
Comitê de Finanças, Auditoria e Risco

Responsável pela análise das matérias relacionadas à estratégia financeira, de controles internos, auditoria interna e exposição a risco da Companhia. O Comitê tem frequência mensal e reporta regularmente ao Conselho de Administração sobre suas atividades.

Comitê de Estratégia e Inovação

Responsável pela análise de assuntos relacionados às diretrizes e ações estratégicas da Companhia, seus negócios e práticas de governança, com iniciativas acerca de pesquisa e inovação tecnológica. O Comitê tem frequência bimensal e reporta regularmente ao Conselho de Administração sobre suas atividades.

Comitê Gestão de Pessoas e Sustentabilidade

Responsável pela análise das matérias relacionadas a gestão de pessoas e práticas de Sustentabilidade da Companhia. O Comitê tem frequência bimenstral e reporta regularmente ao Conselho de Administração sobre suas atividades